Turismo

Diversos são os pontos turísticos que Alfredo Wagner pode apresentar a seus munícipes e visitantes. Todos eles têm seu valor histórico, sua superstição, sua lenda.
O turismo é baseado em rural, ecológico, religioso e histórico.
Entre os pontos de visitação estão grutas, cavernas, cachoeiras e sítios arqueológicos espalhados em muitas propriedades rurais de fácil visitação.
Eis alguns locais turísticos de Alfredo Wagner:
  • Campo dos Padres
É uma cordilheira, que se estende desde o Rio Grande do Sul até a Serra Geral, e que faz parte de um magnífico espetáculo da natureza: o Campo dos Padres, cujo nome foi dado em alusão aos padres jesuítas que, vindos das missões, refugiaram-se nos campos desta serra.
Em Alfredo Wagner, a montanha se situa entre as localidades de Santo Anjo, Santa Bárbara e Pedra Branca.
A região é provida de inúmeras lendas, majestosas esculturas geológicas e, cercada pela imponência de montanhas, escarpas e chapadas, além dos cânions e das belas cachoeiras que compõem todo o cenário.
Contudo, quem se aventura a chegar até seus picos mais altos, poderá desfrutar de um maravilhoso cenário do litoral sul de Santa Catarina.

  • Parque Municipal
Com vista panorâmica da cidade e da Serra Geral, o Parque Municipal Governador Kleinubing abriga ampla área verde com exuberantes paisagens naturais, onde o sol cintila em suas mais diversas formas, na qual a natureza se encarrega de esculpi-las ao passar do tempo. Dessa forma, se torna lugar ideal para quem quer passar bons momentos em contato com a natureza.

  • Distrito de Catuíra
Fundada em 1853, pelo Imperador Dom Pedro II, a Colônia Militar Santa Teresa, prestou guarnição à estrada Serra/Litoral e às colônias que se instalaram posteriormente nos arredores.
A sua igreja, construída em 1855, tornou-a a primeira comunidade católica da região. Hoje o local mantém parte de sua história conservada por meio do Casarão dos Ibagys, do Cemitério Velho, da Igreja de Santa Teresa – a qual abriga antigos objetos sacros –, além do secular harmônio, do Marco do Centenário e do Obelisco do Sesquicentenário.

  • Recanto da Arte
Impedido, por problemas de saúde de trabalhar como pedreiro, Evalídio Kreusch, o “Coquinho”, viu no artesanato uma solução para sua vida. Hábil artesão criou algumas miniaturas de antigas construções alfredenses, como a casa de Alfredo Henrique Wagner – patrono do município - e a Ponte Eng. Emílio Kuntze. A própria casa do artista, com leve inspiração germânica, situada no Estreito, já é uma atração. Cercada de plantas, fontes, riachos artificiais e casinhas para passarinhos, é possível tomar um chimarrão com o Coquinho e vê-lo, com sua gaita, tocar e cantar tradicionais canções alemãs.


  • Gruta do Poço Certo
Situada num abrigo sob rocha - antigo cemitério indígena - a Gruta do Poço Certo, está abaixo de uma cachoeira com 42 metros. É um lugar de beleza e quietude singulares, onde o perene estrondo das águas soma-se ao cantar dos pássaros que fazem seus ninhos nas reentrâncias das escarpas. O oratório, instalado em 1952, foi uma forma de possibilitar às famílias Franz, Althoff e seus vizinhos, o acesso à gruta, uma vez que a capela mais próxima situa-se em Lomba Alta, muito longe dali. Estas famílias, através de seus descendentes mantêm até hoje, esta Gruta em harmonia com a natureza.


  • Três Bonecas
Trata-se de três blocos de pedra bem próximos ao Morro do Lajeado, situados sobre um estreito facão. A forma sugere cabeça, tronco e duas pernas. Este marco natural está a uma altitude aproximada de 1.700m. Este local é o limite Leste dos maiores derrames vulcânicos ocorridos entre 125 e 119 milhões de anos, que cobriram 1.700.000 km2, atingindo a Argentina, Paraguai e Brasil.

  • Soldados
Vistas de longe, aquelas quatro pedras dispostas sobre o “Facão dos Soldados”, com altura média de 90 metros, se parecem com quatro soldados enfileirados em guarnição à cordilheira. Localizam-se na encosta da Serra do Campo dos Padres.

  • Pedra Branca
Localidade de beleza singular, encravada na costa da Serra Barriguda e sob a serra de mesmo nome, a Pedra Branca é um local fotogênico por natureza. A fauna e flora exuberantes, integradas às paisagens naturais, fazem da Pedra Branca um verdadeiro paraíso, apresentando vários pontos de interesse, como a Serra da Pedra Branca, o Pinheiro de Pedra, o Perau Branco e a deslumbrante Lagoa da Serra Nevada.

  • Calçada de Pedra
Em 1789, abria-se a primeira estrada ligando o Planalto Serrano à capital da Província. No sopé dessas montanhas, num local sombrio e úmido, repleto de nascentes, o tráfego tornava-se cada vez mais crítico, sendo que constantemente as carroças atolavam. Observado o problema, o Governo providenciou o calçamento do trecho. O trabalho foi executado por escravos, que puxavam as pesadas pedras sobre couros de boi. O resultado foram seis quilômetros de estrada calçada, com largura média de dois metros. Até hoje, é possível percorrer alguns trechos em bom estado de conservação.

Reservas Naturais:
  • RPPN Rio das Furnas
A Reserva Rio das Furnas é a primeira Reserva Natural (RPPN) da região e recebe visitas programadas para birdwatching (observação de aves), pesquisas e educação ambiental. Mantém parceria com a FURB, através de seu Instituto de Pesquisas Científicas (IPA) e, mensalmente, promove atividades de Educação Ambiental nas Escolas de São Leonardo e no PETI de Alfredo Wagner. A propriedade oferece: estrutura e literatura para observadores de aves (Birdwatch) com pousada para até quatro pessoas.

  • RPPN EK Três Rios
Situada na localidade de Barro Branco, a 30 km da cidade, a RPPN EK Três Rios é um paraíso de 13 hectares esculpido pelas mãos da "mãe natureza". Trilhas, matas virgens, flores silvestres e belíssimas cachoeiras fazem parte deste cenário paradisíaco.

  • Sítio Paraíso das Águas
Possui uma flora e fauna exuberantes. O local possui quatro belas cachoeiras que formam diversas piscinas. As belezas naturais são reveladas pela trilha de aproximadamente 1 km; que passa, não só pelas cachoeiras, como também margeia o Rio Águas Frias. A propriedade oferece trilhas ecológicas, observação de pássaros e animais, açudes para banho e pesca; produtos orgânicos e muitas outras atrações.