Relevo

O município de Alfredo Wagner possui um relevo bastante acidentado. Altitudes de aproximadamente 380m na foz do Rio Engano, 450m na sede do município, atingindo seu ponto culminante no Morro do Lajeado, com 1.758m onde se encontra a principal nascente do Rio Itajaí-Açu.
Nas estreitas planícies a jusante dos rios Caeté, Águas Frias, Adaga e a montante do Rio Itajaí do Sul e encostas adjacentes instalaram-se as primeiras moradas no início do século XX . A partir delas a vila de Barracão e, posteriormente a cidade de Alfredo Wagner evolui seguindo as planícies dos rios e avançados vertentes acima. O relevo do perímetro urbano apresenta formas colinosas e morros. Estreitos vales fluviais ocorrem a jusante ao dos rio Caeté, Águas Frias, Adaga e a montante do rio Itajaí do Sul . As vertentes no sítio urbano apresentam em alguns locais altas declividades. Os vales em alguns locais são mais estreitos, onde a ocupação se faz vertente acima, em outros, ampliam-se algumas centenas de metros. No inicio da década de 1990 precisamente após ás inundações de 1993 inicia-se a ocupação das áreas de altitudes maiores com a instalação do loteamento Valdir Marioti, nas proximidades da BR-282 e a ocupação dos terrenos nas proximidades do parque municipal.

Vista, a partir do Campo dos Padres, do Vale da Pedra Branca. Vê-se, na seqüência: Serra dos Macacos(extrema esquerda), Serra Nevada, Serra Barriguda, Morro da Combréia e Serra dos Três Picos, Morro do Trombudo e, ao fundo, Serra da Barraca(esq.) e Morro do Costão do Frade(dir.).

Principais serras e montes de Alfredo Wagner:
  •          Pico Arranha-Céu;
  •        Campo dos Padres;
  •         Serra do Camelo;
  •          Serra da Pedra Branca;
  •         Serra Nevada;
  •          Serra Barriguda;
  •          Morro da Combreia;
Alguns dos picos e montes de Alfredo Wagner