Barragem

A Barragem de Ituporanga que tem capacidade para 93,5 milhões de metros cúbicos de água. As indenizações iniciaram-se em 1968 e foram até 1978. Ano de Construção: 1962, Início trabalhos topográficos. Início construção 1969 até 1976.
A inauguração da Barragem contou com a ilustre presença do Presidente da República Ernesto Beckmann Geisel (tendo sido 29º Presidente do Brasil de 1974 a 1979.)
As barragens foram criadas para tentar deter ou diminuir as inundações frequentes no Vale do Itajaí. Muitas famílias de Alfredo Wagner foram afetadas pela barragem tendo suas terras tomadas pela água. Para essas famílias eram pagas indenizações, que foram pagas de 1968 até 1978. Nessa época, a população de Alfredo Wagner era de cerca de 12 mil habitantes e deve-se à construção da Barragem, um declínio considerável nesta população. As pessoas da região afetada migraram, principalmente, para a região de Blumenau e Rio do Sul. Havia o distrito de Arnópolis, com muitas casas, cartório, mercado, etc, hoje o local simplesmente desapareceu. Famílias inteiras foram embora. A Igreja do Rio Engano teve de ser desmanchada e foi reconstruída apenas no ano de 1980.
Um fato Irônico... Se indenizavam até árvores frutíferas das propriedades rurais, e como era uma quantia boa em dinheiro por árvore os proprietários ao serem indenizados arrancavam as árvores e plantavam novamente nos terrenos que ainda não haviam recebido a tal com o intuito de ganhar mais uma vez a indenização naquela mesma planta.´
Barragem Ituporanga