Educação

A educação formal no município de Alfredo Wagner iniciou-se em 1859, na colônia militar Santa Tereza, hoje Catuíra, onde foi construída uma escola para atender as crianças da colônia. Registra-se, ainda, que no inicio do século XIX  “existiu na colônia uma escola particular, cujo professor era um imigrante alemão sendo que as aulas eram ministradas nesse idioma. Existem relatos que na comunidade de Picadas também existia uma escola alemã, para atender crianças, filhos de imigrantes, que tinham como língua mãe o alemão. Em 1925, aparecem os primeiros registros da escola pública mista de Barracão”.
Em 1954 ocorreu a fundação do Grupo Escolar Silva Jardim, sendo que em 14 de maio do mesmo ano iniciaram as aulas. Desde sua fundação a escola recebeu várias denominações: Em 1971 passou a chamar-se Escola Básica Silva Jardim, a partir de 1987 Colégio Estadual Silva Jardim e em 2000 é denominada Escola de Educação Básica Silva Jardim.
Inauguração do "Grupo Escolar Silva Jardim". 14/05/1954.
Acervo: Doralice Andersen Seemann.
Digitalizado por Juliano Wagner em 2005.

As escolas municipais no ano de 2011 são em número de 6 sendo que a Escola Básica localizada no Passo da Limeira oferece todo o ensino fundamental; A Escola Reunida Balcino Matias Wagner atende do 1º ao 5º ano; as demais escolas são multisseriadas localizadas nas comunidade de Picadas, Rio Lessa, Rio Adga e Lomba Alta.
A educação infantil é de responsabilidade da prefeitura, e atende em meio período crianças de 0 a 3 anos no Centro de Educação Infantil Primeiros Passos. No centro de Educação Infantil Ângela Amim são atendidas crianças de 4 a 6 anos também em meio período.
O centro de Educação de Jovens e adultos (CEJA) atende os jovens a adultos que não concluíram o ensino médio na idade escolar correspondente.
O programa de erradicação do trabalho infantil PETI é um programa social mantido pela prefeitura e secretaria de educação que atende crianças e adolescentes de 7 a 15 anos no período em que não estão na escola. Ao todo atendem 100 crianças nos períodos da manhã e da tarde. Recebem atendimento pedagógico, realizam trabalhos manuais e atividades artísticas, dança, canto e recebem lanche, além do apoio pedagógico e nutricional. Cada criança recebe 25 reais por mês para participar do programa.
EEB. Silva Jardim atualmente