Jubileu de Prata - 25 anos

A 1ª Festa do Barracão aconteceu  nos dias 03, 04 e 05 de outubro de 1986 em comemoração ao Jubileu de Prata do Município. Mais de 80 mil pessoas visitaram o município durante o evento. (Diário Catarinense 09/10/1986).  A abertura oficial da 1º festa pelo governador Esperidião Amim e inauguração do Parque Municipal.

A festa contava com várias atrações como a realização do 1º Rodeio Crioulo com a participação de mais de 100 CTG’s de todo o Estado; Feira do Gado Geral;  Inauguração da Cancha de Laço Iluminada; Inauguração do Parque de Exposições de Alfredo Wagner; Shows Artísticos com a presença de vários artistas como: Gaúcho da Fronteira e o conjunto Os Caibatés, Conjunto Genghis-Kan, Portãozinho e Porteira, Miramar e Mirari, Conjunto Luar de Prata, Grupo Musical Local “Os Caveiras”, Helói e Heleno, Berenice Azambuja,  Os Ponchianos, Os irmãos Goulart, João Amorim e seus artistas, Garoto Sulino e suas Suletes, Os Farrapos, Apresentação da Banda da Policia Militar de Santa Catarina, Paraquedismo com os Ícaros do Vale, torneio de laço, gineteada e campeonato fute-boi, Fandango no Tablado, prova demonstrativa dos JEEP-CLUBE de Florianópolis em pista preparada no parque. Houve, também, exposição e comercialização de produtos e equipamentos industriais, artesanato, produtos agrícolas, atrações infantis (parque), camping com completa infraestutura para atender até 800 barracas.

Para dar mais ênfase à festa, foi lançada uma revista sobre o município, desde sua formação até 1986. Para elaborá-la foi convidado o Dr. Thiago de Souza (dentista) que procurou da melhor forma possível dar à revista o destaque necessário. Após mais de 6 meses de pesquisa, coleta de dados e entrevistas, surgiu Alfredo Wagner em revista, comemorativa do Jubileu de Prata a qual foi lançada em noite de autógrafos no dia 20 de setembro de 1986 na Sociedade Recreativa União Clube com grande presença da comunidade prestigiando o evento. (CAPA) Esta revista marca, também, a administração do Prefeito Ivan Dorneles Andersen/ Claudino Mariotti.



 Primeira Festa do Barracão e o mundo

A primeira Festa do Barracão, coincidentemente caiu em um ano (1986) em que alguns eventos importantes estavam ocorrendo no Brasil e no mundo.