Construção da Ponte Emílio Kuntz |
As primeiras iniciativas ocorreram no século XVIII e XIX e, em 1889, haviam três caminhos que passavam dentro dos limites do que hoje é o município de Alfredo Wagner, porém a manutenção das estradas abertas era difícil em 1912. No mesmo ano, foi construída a ponte Emílio Kuntz sobre o rio Caeté, até então a travessia era feita por dentro do rio.
Três momentos distintos foram significativos para que a estrada se concretizasse: em 1894 a estrada São José a Lages foi reaberta e retificada em vários trechos, em 1929 a expansão da imigração alemã estabelecendo vilas, realizou-se do litoral em direção ao planalto abrindo novas estradas e conservando as que já existiam, aproximadamente em 1975, a estrada passou a ser transformada em BR, para então, começar a receber pavimentação asfáltica. O trabalho de pavimentação prolongou-se até a segunda metade da década de 1980. O trecho que compreende o município de Alfredo Wagner foi concluído em 1986.
BR - 282 |
A vinda da empreiteira Camargo Correia aumentou o número de pessoas, o que desencadeou um maior desenvolvimento econômico no município e também aumentou o número de volume de serviços, pois a empresa construtora utilizou a mão-de-obra local e passou a investir em Alfredo Wagner.