Construção da BR-282

Construção da Ponte Emílio Kuntz
Em 1986 foi inaugurado o trecho que compreende o município de Alfredo Wagner na BR-282. A origem da BR-282 está relacionada a persistência e à necessidade do caminho que transpusesse o relevo da serra geral e suas ramificações.
As primeiras iniciativas ocorreram no século XVIII e XIX e, em 1889, haviam três caminhos que passavam dentro dos limites do que hoje é o município de Alfredo Wagner, porém a manutenção das estradas abertas era difícil em 1912.  No mesmo ano, foi construída a ponte Emílio Kuntz sobre o rio Caeté, até então a travessia era feita por dentro do rio.
Três momentos distintos foram significativos para que a estrada se concretizasse: em 1894 a estrada São José a Lages foi reaberta e retificada em vários trechos, em 1929 a expansão da imigração alemã estabelecendo vilas, realizou-se do litoral em direção ao planalto abrindo novas estradas e conservando as que já existiam, aproximadamente em 1975, a estrada passou a ser transformada em BR, para então, começar a receber pavimentação asfáltica. O trabalho de pavimentação prolongou-se até a segunda metade da década de 1980. O trecho que compreende o município de Alfredo Wagner foi concluído em 1986.
BR - 282
Com a chegada da empreiteira Camargo Correia no município houve um processo de mudança de hábitos da sociedade alfredense, pois vieram muitas pessoas de outros lugares, inclusive de outros estados, com costumes diferentes dos nossos. Pode-se perceber essas mudanças no comércio, que passou a ter mais consumidores e consequentemente o comércio obteve mais lucros e com isso os comerciantes locais passaram a investir mais no município, surgindo hotéis, restaurantes e outros investimentos. Houve no inicio uma separação entre as pessoas de fora com as pessoas do local, o que gerava brigas e discussões.
A vinda da empreiteira Camargo Correia aumentou o número de pessoas, o que desencadeou um maior desenvolvimento econômico no município e também aumentou o número de volume de serviços, pois a empresa construtora utilizou a mão-de-obra local e passou a investir em Alfredo Wagner.
Além da BR-282 ter aberto os caminhos para Alfredo Wagner, a vinda da empreiteira para nossa cidade alimentou nossa economia na década de 1980.