A Vila Catuíra

Igreja da Vila Catuíra atualmente
A ocupação do território correspondente ao município de Alfredo Wagner se deve à finalidades militares. Em 1853 o imperador Dom Pedro II, pelo decreto 1.255 de 8 de novembro, cria a Colônia Militar de Santa Tereza (Nome dado em homenagem à imperatriz Tereza Cristina), uma das primeiras colônias com essa finalidade no Brasil, localizada a meio caminho entre Desterro (Florianópolis), a sede da província, e os campos de Lages, às margens da antiga estrada. O primeiro diretor da Colônia foi o major Alfonso Albuquerque e Mello que com mais 19 soldados se instalaram próximo ao morro do Trombudo no lugar conhecido como Guarda Velha. O frio daquela região fez com que deixassem o local transferindo-se para as margens do rio Itajaí-Açu, lugar de clima mais quente e terra favorável à agricultura. Em abril de 1854 havia crescido o número de soldados, de modo a somarem 43 praças, 23 mulheres e 5 crianças. Em dezembro ainda daquele ano, já eram 51 os militares e 61 pessoas das famílias, num total populacional de 112, sem contar 3 soldados desertores. Havia então 25 casas.Em 1855 edificaram no local uma igrejinha, posteriormente em 1859 construíram uma escola e em 1895 edificaram a primeira igreja evangélica. A colônia cumpria duas funções: a de destacamento militar para servir de barreira às incursões dos índios e de posto de colonização pela fundação agrícola originando outras colônias que evoluíram para os atuais municípios. A colônia militar foi extinta em 1896 permanecendo no local alguns soldados e os imigrantes que formaram a atual comunidade de Catuíra. Catuíra na linguagem indígena significa terra do mel.            
Em 1971 o padre João Alfredo Rohr, em seu artigo “Os sítios Arqueológicos do Planalto Catarinense”, registra o contato entre índios e imigrantes, em algumas situações pacificamente, em outras, em constantes conflitos por territórios ou simplesmente pelo medo, de ambas as partes, do desconhecimento. Frequentemente, esses contatos resultavam em perdas de vidas ou de feridos entre índios e imigrantes.                                                                                         
Casarão histórico da Catuíra - 1940
Os primeiros colonos tiveram contato com as populações indígenas vendo, por vezes, as suas plantações depredadas pelos índios. Essa situação resultava em conflitos que refletiam o entrechoque entre duas culturas de concepções profundamente diferentes.
A colônia  foi  resistindo ao tempo: em 1868 são 201 os habitantes; em 1873 já são 442; em 1886, atingem 734. Foi enfim emancipada em 1896. O resultado final foi um adensamento populacional para Alfredo Wagner, que se desenvolvia como centro urbano um pouco mais ao Sul da Colônia Militar. Do ponto de vista religioso, a Igreja de Santa Terezinha, fundada em 1855, é também a mais antiga. Mas será matriz paroquial uma outra, a do Sr. Bom Jesus, de Barracão, fundada em 1908.
Igreja Santa Tereza