Os resíduos perigosos na área rural são caracterizados pelos agrotóxicos, tanto na forma liquida (solução), gasosa 9contato com o ar) e solida, representada, principalmente, pelas embalagens vazias de agrotóxicos.
As embalagens de agrotoxicis dividem-se em:
Embalagens laváveis: embalagens rígidas que acondicionam formulações liquidas de agrotóxicos para serem diluídas em água. Podem ser de vidro, plásticas e metálicas. Deve ser submetida a tríplice lavagem;
Embalagens não laváveis – não podem ser;
Embalagens flexíveis primárias (sacos plásticos, de papel, metalizados, mistos ou de outro material flexível) devem ser acondicionadas em embalagens Big-bag. (saco plástico padronizado para o acondicionamento, o transporte e a destinação final das embalagens flexíveis) ou; Embalagens rígidas primarias as quais acondicionam formulações que não utilizam água como veiculo de pulverização. Devem ser acondicionadas em caixas coletivas de papelão, fechadas e identificadas e; embalagens flexíveis secundarias: são embalagens rígidas ou flexíveis que acondicionam embalagens primarias. Podem ser usadas para o acondicionamento das embalagens lavadas.
Essas embalagens, conforme a legislação vigente, devem ser corretamente acondicionadas e devolvidas nas agropecuárias em que houve a aquisição do produto.