Registros de iniciativa por parte do poder publico municipal para diminuir os impactos das inundações são dotados de 1984 quando atraves de decreto municipal é declarada de utilidade publica para efeito de desapropriação e demolição uma muralha de grés localizada no leito do rio Itajaí do Sul. A demolição teve como finalidade aumentar a vazão do rio Itajai do Sul em épocas de cheias e minimizar o resultado catastrófico das enchentes. Posteriormente, a dragagem dos rios, principalmente no centro urbano a partir do fim da década de 1980 foi outra medida de prevenção as enchentes e inundações. A dragagem impôs mais velocidade a correnteza das águas dos rios tornando mais rápido o escoamento de suas águas. Desde então a manutenção do leito do rio com a dragagem é realizado com freqüência em diversos trechos.
O monitoramento pluvial fluvial e descarga de sedimentos são realizados através de estações coleta e dados hidrometereológicos. A instalação, manutenção e coleta de dados são realizadas em convenio com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão (EPAGRI) de santa Catarina, núcleo de estudo da água (NEA) vinculado ao Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC e a agencia nacional de águas.
As estações instaladas possuem os seguintes equipamentos: 1 transmissor; uma antena; um painel solar; uma bateria; um data loggar.
A estação pluviométrica Alto Caeté de inicio localiza-se próximo a nascente do Rio Caeté, porem teve de ser remanejada, pois o local em que estava instalada tornou-se área de reflorestamento de pinos SSP tornando o local inadequado para estação de coleta de dados pluviométrico . Além dos equipamentos descritos para todas as estações esta estação esta equipada com um pluviógrafo.
A estação pluviométrica e fluviometrica Baixo Caeté localiza-se na margem direita do Rio Caeté dentro da sede urbana, embaixo da ponte que atravessa o Rio Caeté, pela Rua Anitápolis. A estação possui os equipamentos descritos por todas as estações e, também, esta equipada com um fluviógrafo de pressão e um pluviógrafo. Em 2006 no mesmo local foi instalada uma estação de monitoramento de sedimentos.
A estação pluviométrica e fluviométrica Águas Frias localiza-se na margem esquerda do rio e também esta localizada no perímetro urbano. Além dos equipamentos descritos para todas as estações esta estação esta equipada com um pluviógrafo e um fluviógrafo. Nas estações fluviométricas há moradores locais que colaboram como observadores, anotando os valores nas réguas milimétricas das alturas de níveis da água dos rios a cada dia. Esses dados, posteriormente, são usados para realizar a calibração dos equipamentos e verificação dos dados coletados automaticamente.